Demodulating BPSK31 com opamps e 555s
BPSK31 é um modo muito popular para operadores de rádio amador; É eficiente e tem uma largura de banda estreita e pode ser implementada com uma placa de som de computador ou um arduino. Assim como diz no estanho, é a chave de deslocamento de fase, e uma implementação adequada usa um circuito de detecção de fase ou algo semelhante. [Craig] Achei que seria divertido construir um demodulador BPSK31 analógico e atingir a ideia de fazer isso com demodulação de amplitude. Não, este não é o jeito que você pretende fazê-lo, mas funciona.
Os dados são transmitidos por meio do BPSK31 com uma mudança de fase de 180 graus sendo um binário 0, e nenhum turno de fase sendo um binário 1. O circuito [Craig] usa um op-amp e um par de diodos para fazer uma retificação de onda completa do sinal, que geralmente faz uma lógica binária 1 lógica e binária 0 lógica baixa.
Este sinal retificado é então alimentado em um comparador, fazendo com que a saída seja alta quando o sinal estiver acima de 2V, e baixo quando o sinal estiver abaixo de 1V. Isso é tudo que você precisa fazer para tirar bits do sinal, tudo o que [Craig] teve que fazer depois disso foi descobrir uma maneira de experimentá-lo.
Um 555 configurado no modo Astable em execução em 31,25 Hz fornece o relógio, sincronizado com o sinal conectando a saída do comparador à entrada de ativação de 555. O relógio do temporizador acaba sendo ligeiramente mais lento, mas graças ao conjunto de caracteres varicode, o número máximo de binários que o circuito verá é nove; Sempre que o ativação vê um zero, o ativado do temporizador é redefinido, sincronizando o relógio do receptor.
Sim, é um hack e não, isso não é assim que você pretende receber PSK. No entanto, funciona, e você pode agradecer [Craig] por isso.