Analisador Lógico em Chips
A Web está cheia de estilos de analisadores lógicos de baixa velocidade que utilizam uma CPU. Também existem alguns desenhos baseados em FPGA. Ambos têm vantagens, bem como desvantagens. Os FPGAS são rápidos, assim como podem gerenciar grandes ofertas de dados de uma só vez. No entanto, as CPUs geralmente têm muito mais memória, bem como é mais fácil de fazer a I / O, digamos, um computador de espera. [Mohammad] evitou a escolha. Ele desenvolveu um analisador lógico que reside parcialmente em um FPGA, bem como em parte em um processador de braço.
De fato, sua raciocina era substituir os analisadores de lógicos FPGA embutidos, como chipscope, bem como Signaltap. Estes são feitos para coexistir com o seu design FPGA, no entanto, [Mohammad] descobriu que eles tiveram limitações. Eles também sabem a área que você pode querer para o seu próprio design, por isso, por necessidade, eles provavelmente não têm muita memória.
O sistema pode capturar os sinais de tela de 32 bits em uma tela de 640 × 480 VGA em tempo real. O sistema também possui uma interface de mouse USB que é utilizada para ampliar, além de rolar o visor. Você pode ver um vídeo da coisa em operação, abaixo.
Você sempre pode selecionar simulação, no entanto, muitas vezes você realmente precisa executar seu estilo em silício real. Há falhas sutis ou até mesmo interações com outro hardware que são difíceis de projetar em simulação.
Há uma série de recursos de design fascinantes para o analisador, incluindo o utilização do núcleo Xillybus para simplificar a interface da lógica FPGA para o barramento do AXI do braço. Isso simplifica muito as comunicações com o processador de braço.
Nós olhamos para analisadores lógicos baseados em FPGA de baixo custo antes. Você pode utilizar estes integrados se você tiver algum tipo de espaço no seu dispositivo. Se você não sentir o requisito de velocidade, poderá selecionar um design baseado em CPU.
Se você não pudesse dizer, este é um dos trabalhos de [Bruce Land’s]. Obrigado [Bruce] pela ideia, bem como do que você produz a próxima geração de hackers de hardware.