Tudo sobre Mecanum
Se você lidou com robôs ou outros projetos de rodas, provavelmente já ouviu falar de rodas mecanum. Essas rodas aparentemente mágicas têm a capacidade de realocação em qualquer direção. Se você já viu um, é bastante aparente exatamente como funciona. Eles parecem muito mais ou menos como rodas regulares, mas também têm rolos que giram fora do eixo em 45 graus do eixo de movimento típico. Isso desencadeia a força motriz da roda até a realocação em um ângulo de 45 graus. No entanto, há uma grande quantidade de detalhes que não são óbvios a partir de um rápido relance. Por que os rolos são cônicos? Exatamente como você gerencia um carro que utiliza essas rodas? [Lesics] tem uma ótima explicação de exatamente como as rodas funcionam em um vídeo recente que você pode ver abaixo.
Com quatro rodas, você pode ter um par de rodas – um no primeiro e outro na esquerda – que tem um vetor de força da Web de +45 graus. Então o outro par de rodas pode ser desenvolvido de uma maneira diferente de ter um vetor de força da Web de -45 graus. O vídeo mostra exatamente como mover algumas ou todas as rodas em diferentes direções podem realocançar o carro em inúmeras direções diferentes.
É simples confundir rodas de mecanum com Omniwheels, mas eles são diferentes. Enquanto ambos têm uma roda primária com rolos, o Omniwheel tem rolos em um ângulo de 90 graus para o eixo primário para que eles possam deslizar nessa direção. Estes são tipicamente utilizados em uma configuração triangular compreendida como a unidade kiwi. As rodas mecanum não são sem suas desvantagens, incluindo custo. No entanto, você pode fazer o seu próprio.