Uncategorized gtgvy  

A arte do chip de silicone

Se você cumpriu o grupo de engenheiros reversos cujo trabalho em peças tradicionais de silício funcionamos regularmente aqui em Hackaday, você pode muito bem estar familiarizado com a aparência dos diferentes elementos que compõem seus portões, bem como outras funções. O que você pode não estar familiarizado, no entanto, são os recursos que às vezes podem ser descobertos que não têm função além do gozo pessoal dos próprios designers de chips. Juntamente com os transistores, resistores, além de interconectos, há às vezes pequenos peças de arte inseridas em áreas não utilizadas no dado, visíveis apenas para aqueles afortunados suficientes para possuir um poderoso microscópio.

Felizmente aqueles de nós sem tal instrumento também podem dar uma olhada nessas obras, graças à instituição smithsoniana, que reuniram uma galeria deles na Web como parte de sua coleção de chips. Nele descobrimos personagens de animação, como Dilbert, favoritos de livros infantis, como Waldo, bem como o monstro japonês Godzilla. Há animais, vacas, um leopardo, um camelo, bem como um caroço, bem como de logotipos de negócios do programa.

De certa forma, estas obras de arte minúsculas são quais nossos comentaristas mais estridentes podem explicar como não um hack, no entanto, para rejeitá-los de tal maneira seria perder seu ponto. Mesmo em uma era de equipes significativas de designers de circuitos integrados que trabalham com ferramentas informatizadas, em vez dos gênios solitários da antiga com a elaboração de mão, ainda podemos ver o bit flashes de singularidade sem qualquer função prática ou industrial, além de um público extremamente alguns. bem como nós gostamos disso.

Também dê uma olhada no trabalho de [Ken Shirriff] para uma masterclass em engenharia reversa de IC.

Leave A Comment